Catálogo Personalizado EDS

Bem-vindo

Obrigado por ter escolhido o EBSCO Discovery Service (EDS). 
Para que seja possível construir o seu Catálogo Personalizado, precisamos que complete o seguinte questionário.

Algumas questões são relacionadas com o vosso Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas (SIGB) (ILS - Integrated Library Systems, em inglês) existente. Se tiver dúvidas sobre o vosso processo de exportação e a vossa estrutura de ligação, será necessário contactar directamente a vossa equipa de suporte técnico do SIGB. Estes serão os mais habilitados para o efeito, dadas as especificidades de cada SIGB.

Para questões sobre o mapeamento dos vossos metadados e a disponibilização do vosso catálogo no EDS, por favor contacte o vosso Gestor do Processo de Implementação ou envie um e-mail para EDS@ebsco.com.

Este questionário irá abranger os seguintes tópicos:
  • A informação básica sobre o utilizador e a vossa instituição;
  • O vosso formato de metadados e o fornecedor do SIGB;
  • O modo como pretendem que seja feito o mapeamento dos vossos metadados e a exibição no EDS;
  • Os detalhes sobre a localização dos exemplares e tipos de registo, o que nos permitirá maximizar a descoberta e a relevância para os vossos utilizadores;
  • A informação necessária para a configuração da Disponibilidade em Tempo Real (Real-Time Availability Checking - RTAC).

Para vosso conhecimento, encontra-se disponível uma visão geral do processo de integração do catálogo no EDS, no site de suporte do EDS:

https://help.ebsco.com/interfaces/EBSCO_Discovery_Service/EDS_Catalogs_IRs/EDS_Custom_Catalog_Overview_Instructions

Informação Geral
Descrição do vosso Catálogo Personalizado EDS

O nome do vosso catálogo deverá fazer sentido para os vossos utilizadores, que o verão aqui e aqui.
Sobre o vosso Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas (SIGB) (Integrated Library Software - ILS  - em inglês)


Metadados e Links diretos

Se precisa de ajuda na exportação dos registos, sugerimos que contacte a equipa de suporte do fornecedor do vosso SIGB/ILS ou o responsável, na Biblioteca, do SIGB/ILS.

Se tem questões sobre o formato dos dados que não estão aqui mencionados, contacte, por favor, a equipa de suporte do fornecedor do seu SIGB/ILS ou o responsável, na Biblioteca, do SIGB/ILS.


Um exemplo de uma URL de recolha de registos (harvesting) pode ser visto aqui. Tenha em atenção que, se o seu URL de harvesting for alterado, terá de nos contactar imediatamente para garantir atualizações regulares.



A sintaxe deverá incluir um identificador que seja único para um registo e que possa ser encontrado num campo específico dos vossos metadados. Um exemplo poderá ser visto here, embora este URL possa parecer diferente consoante o software SIGB/ILS que esteja a utilizar. Se não estão certos sobre qual será o vosso sintaxe URL, recomendamos que contacte a assistência da vossa equipa de suporte de SIGB/ILS.

Os identificadores únicos são conhecidos, muitas vezes, como números de controlo ou números de registo. Exemplos disso poderão ser encontrados aqui para MARC21 e aqui para MARCXML.
Location Mapping

Se o vosso Catálogo de dados incluiu mais que uma classificação ou cota, sugerimos que usem apenas um para exibição em EDS. Recomendamos que usem as cotas do vosso campo "item/holdings field", no entanto não é obrigatório. Um exemplo de um registo com duas cotas poderá ser encontrado aqui.

Os códigos de localização devem referenciar uma prateleira, colecção, departamento ou edifício onde os itens possam ser localizados. Um exemplo disso pode ser encontrado aqui. Poderão também conferir uma localização estática como "Biblioteca principal" se a vossa instituição não utilizar múltiplas localizações.
Tabela de pesquisa de localização

Utilizando os códigos de localização dos campos e subcampos mencionados na questão #8, poderemos estipular limitadores e facetas que permitam aos utilizadores limitar as suas pesquisas e localizações específicas. Se necessário, poderemos também traduzir os vossos códigos de localização para que apareçam num formato de EDS mais atractivo para o utilizador.

  • Por exemplo, podemos usar no código de localização "YA" para criar, como limite, a "Secção "Young Adult" para os vossos utilizadores.
  • Podemos também traduzir o código de localização "YA" para que apareça como "Biblioteca Silva - Secção de Jovens Adultos" no campo da Localização em cada um dos registos com esta característica.

Se precisarem que configuremos limites (ou filtros) de localização ou que traduzamos os vossos códigos de localização, precisaremos da vossa "Location Lookup Table". É esta tabela que terá de nos fornecer com a lista dos vossos códigos de localização e como deverão aparecer como limitadores ou secções A tabela (Location Lookup Table) será semelhante a esta:

Location Lookup Table


Uma explicação detalhada sobre como os valores de cada coluna deverão aparecer no EDS, poderá ser encontrada no nosso site de suporte: https://help.ebsco.com/interfaces/EBSCO_Discovery_Service/EDS_Catalogs_IRs/EDS_Custom_Catalog_Location_Lookup_Table_Overview

URLs in Records

O campo e subcampo mais comum para URL's é o 856 $u. Um exemplo disso pode ser encontrado aqui.

O campo e subcampo mais comum para URL's é o 856 $y. Um exemplo disso pode ser encontrado aqui.

Se não tiverem nos vossos dados um texto de ligação codificado, poderão especificar um texto de ligação estático. Se deixarem esta questão em branco, usaremos um "Online Access".

O campo e subcampo mais comum para URL's é o 856 $z. Um exemplo disso pode ser encontrado aqui.

O campo e subcampo mais comum para URL's é o 856 $3. Um exemplo disso pode ser encontrado aqui.
eBooks, Audiobooks, and Full Text

Registos de e-books vão incluir frequentemente "livros electrónicos" ou "e-books" em subcampos 245 $h ou 655 $a. Um exemplo disso pode ser encontrado aqui.

Registos de audiobooks vão incluir frequentemente "audiobook" no subcampo 655 $a. Um exemplo disso pode ser encontrado aqui.

A resposta mais comum para esta questão inclui:

• Todos os registos;
• Todos os registos com um ""[ebook] no subcampo 245 $h;
• Todos os registos com um URL no subcampo 856 $u.

Se decidirem que qualquer coisa com um URL no subcampo de 856 $u deverá retornar quando o filtro (ou limite) ""Texto Integral"" for aplicado, recomendamos que verifiquem que nenhum dos URL's irão dar a recursos de ""texto não completo"", como resumos, descrições de editores, etc.

Informações adicionais sobre o filtro (ou limite) ""Texto Integral"" encontra-se disponível no nosso site de suporte:
https://help.ebsco.com/interfaces/EBSCO_Discovery_Service/EDS_FAQs/What_is_the_Full_Text_limiter_in_EDS
Filtros de supressão

Temos possibilidade de adicionar filtros de supressão no vosso Catálogo. Por defeito, vamos suprimir automaticamente os registos de Catálogo que correspondam a registos que resultam da subscrição de eBooks na EBSCO. Esta opção garante que não surgirão resultados duplicados.

Verificação de disponibilidade em tempo real (Real-Time Availability Checking - RTAC)

O RTAC permite-nos exibir localizações em tempo real, cotas, status de exemplar (por exemplo ""Disponível"" ou ""Emprestado"") para os itens do Catálogo. Para  isto precisamos de estabelecer uma ligação ao vosso OPAC via z39.50 ou serviço REST. Se não estão certos de ter algum destes serviços recomendamos que contactem a assistência técnica do vosso fornecedor de SIGB/ILS.


Se a vossa instituição usar um firewall, precisam de permitir que a EBSCO aceda ao vosso servidor z39.50 para estabelecer o RTAC para o vosso Catálogo. De modo a garantir que o vosso serviço de RTAC não é interrompido, deverão incluir o endereço de IP da EBSCO ao vosso firewall:

Detalhes de IP com a notação Wild Card: 140.234*.*

Deverão abrir o vosso servidor z39.50 num número de porta especifico de modo a permitir que a RTAC se possa conectar. Se não sabem qual é o vosso número de porta, recomendamos que contactem a assistência técnica do vosso fornecedor de SIGB/ILS.

Por favor, notem que a informação em tempo real recuperada via RTAC substitui a cota estática e o mapeamento de localização configurados nas perguntas # 7 e # 8, bem como a coluna de "CopyDisplay" da vossa tabela de pesquisa de localização da questão #9. Em vez disso, o RTAC irá dispor em tempo real  de cotas directamente do nosso servidor z39.50/REST.


Guia do utilizador de verificação de disponibilidade em tempo real (Real-time Availability Checking - RTAC):


Autenticação do servidor z39.50

De modo a que possamos conectar-nos ao vosso servidor z39.50, precisamos das seguintes informações.
Serviço REST (Rest Service)

O REST URL deverá incluir a base URL para a vossa instituição, o string de consulta e um identificador exclusivo para registo. Um exemplo disso poderá ser encontrado aqui.

É favor contactar-nos no caso de, mais tarde, pretenderem adicionar o RTAC ao vosso Catálogo. Se a RTAC não estiver disponível, irá ser exibida a informação "View Catalog Record."

Contactos Adicionais

Nota: Irão receber uma cópia do vosso questionário para o endereço de email que nos indicaram na secção da informação de conta.
Comentários

Para quaisquer questões, comentários ou preocupações respeitantes à vossa implementação EDS, por favor contactem o vosso Gestor do Processo de Implementação ou envie um email para eds@ebsco.com.